Saúde e educação: o complexo binômio na relação família-escola

Franciele Castanho, Luciana Suarez Grzybowski, Sonia Yonara da Silva

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada a partir da identificação da demanda de encaminhamentos de uma Clínica-Escola. Tal pesquisa se deu na perspectiva de prevenção e promoção de saúde no contexto escolar. Buscando compreender e intervir nas relações estabelecidas no âmbito da família-escola, utilizou-se a intervenção psicossocial, em quatro escolas municipais com maior número de encaminhamentos para psicoterapia. Os resultados apontam para evidentes lacunas na comunicação entre família-escola, revelando uma descontinuidade na relação. Tal constatação apresenta-se com relação à rotulações, acusações mútuas, expectativa e prescrição de comportamentos “ideais” e distanciamento nas ações educativas com crianças. Diante disso, consideramos que demandas e necessidades das relações família-escola, permeiam espaços e/ou estratégias que visem a aproximação das mesmas, focalizando o diálogo para que juntas possam construir, de forma autônoma, ferramentas para lidar com as dificuldades que estão intrínsecas ao processo de educação infantil e assim, contribuir para prevenção de doença e promoção saúde mental.

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