Avaliação do projeto Escola que Protege: um fio de proteção na trama das violências

erônica Maria Benevides Pedrosa

Resumo


Este artigo discorre sobre a pesquisa avaliativa realizada no Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP), intitulada Políticas Públicas de Enfrentamento às Violências Contra Criança e Adolescente: avaliação da implementação do Projeto Escola Que Protege na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. O projeto foi implementado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em 2007. Discorreremos sobre o método da pesquisa de efetividade, que avalia os impactos do Projeto na escola por meio das falas dos/as Profissionais da Educação que passaram pela formação, principal estratégia de implementação da política, e que devem estar aptos a identificar, notificar e encaminhar as situações de violências por eles/as identificadas. Faremos uma contextualização do Projeto como política pública educacional de caráter social, seguida da discussão sobre as questões que envolveram sua implementação e concepção, finalizando com a definição do método da pesquisa avaliativa e seus principais resultados, no sentido de contribuir para o planejamento e a implementação de políticas públicas educacionais que tratam questões de relevância social, as quais se caracterizam de forma transversal e interdisciplinar e demandam por ações intersetoriais, para que estas políticas se efetivem satisfatoriamente, conforme conclusões do último capítulo da dissertação sobre a pesquisa.

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