Aportes teórico-metodológicos de uma pesquisa avaliativa: considerações a partir do estudo do REUNI na UFT

Nara Poliana de Souza Santos, Alcides Fernando Gussi

Resumo


O foco deste artigo são os aspectos conceituais e metodológicos relacionados com a avaliação de políticas e programas sociais, e a apresentação dos procedimentos metodológicos e principais resultados de uma pesquisa avaliativa do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI na Universidade Federal do Tocantins - UFT. Apresentamos os procedimentos necessários para que uma política possa ser objetivamente avaliada e os recursos metodológicos a serem considerados no processo de avaliação de uma política pública; em seguida, apresentamos o conceito e passos para a realização de uma pesquisa avaliativa em profundidade, baseada em quatro eixos, a saber: análise de conteúdo da política ou programa, contemplando sua formulação, bases conceituais e coerência interna; trajetória institucional; espectro temporal e territorial; e análise do contexto de formulação dos mesmos. Para tanto, apresentamos o processo de construção da pesquisa avaliativa do programa REUNI, baseado na noção de avaliação em profundidade.

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