Avaliação de políticas públicas: questões sobre a formação profissional do PNQ/PlanTeQs - Recife
Resumo
O artigo apresenta um estudo centrado nas mudanças sobre as condições de vida dos egressos do Plano Nacional de Qualificação profissional (PNQ). Tem como objeto de pesquisa a expressão estadual do PNQ: Planos Territoriais de Qualificação, PlanTeQs/PE/Recife 2004 e 2005. O escopo de pesquisa considera o contexto do neoliberalismo, da globalização, do toyotismo e do modelo das competências. A globalização é entendida como geradora de impactos sobre o trabalho e o PNQ como uma das respostas para enfrentar os desafios postos por este processo. Na avaliação se consideraram as condições históricas da emergência do Programa e as fragilidades do mesmo. Privilegiou-se como instrumento o questionário (questões fechadas e abertas), o uso de métodos qualitativos e quantitativos e a abordagem transdisciplinar. A avaliação indica que, em nome da qualificação do trabalhador, a ênfase do Programa recai na sua subalternização à lógica do capital e a valorização das demandas do mercado.