A percepção de professores em relação ao ProUni e o Estado

Maria José Viana Marinho de Mattos, Maria Cristina Ravanelli de Barros O’Reilly

Resumo


O artigo é recorte de pesquisa realizada sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni), realizada na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Poços de Caldas. Analisa a percepção dos professores sobre este programa, que compõe o conjunto das políticas educacionais sob a gestão do Ministério da Educação (MEC), do governo Luis Inácio Lula da Silva – Lula. A metodologia envolveu levantamento documental de legislação publicada no período de 2004 a 2008, a respeito do ProUni; de revisão bibliográfica de políticas públicas de inclusão social; ações afirmativas e de análise de dados provenientes de um grupo de professores. Em relação aos resultados obtidos não se observou preconceito em relação aos estudantes beneficiados pelo programa; a maioria dos professores (88%) expressa acreditar que o ProUni oportuniza o acesso ao ensino superior para jovens, que serão os primeiros do grupo familiar a ter oportunidade de cursar ensino superior, trazendo impactos positivos às suas vidas.

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