Educação, desenvolvimento e inclusão digital: reflexões teórico-metodológicas para uma avaliação dos Centros Rurais de Inclusão Digital – CRID´S

Alcides Fernando Gussi, Cátia Regina Muniz, Hermínio Borges Neto

Resumo


A proposta deste artigo é apresentar as reflexões teóricas e a proposta metodológica de uma pesquisa de avaliação, em curso, sobre os Centros Rurais de Inclusão Digital – CRID´s, ambientes virtuais de aprendizagem instalados em comunidades de assentamentos rurais no Ceará, no âmbito de um programa do Laboratório de Multimeios da Faculdade de Educação – FACED da Universidade Federal do Ceará - UFC. Essa pesquisa objetiva formular indicadores socioculturais que permitam avaliar em que medida o uso das tecnologias digitais na educação estão contribuindo para inclusão social, bem como para a promoção do desenvolvimento local. Para tanto, apresentamos seus resultados iniciais que consistem numa discussão analítica sobre as noções de desenvolvimento que norteiam a pesquisa e na proposta metodológica de caráter etnográfico. As conclusões indicam que uma avaliação dos CRID´s deve articular o desenvolvimento às várias dimensões da vida social das comunidades rurais em que estão instalados.

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