Avaliação escolar nos Conselhos de Classe: categorias do juízo professoral

Maria de Lourdes Sá Earp

Resumo


Este trabalho tem como objetivo descrever o juízo professoral de estudantes nos Conselhos de Classe. Quais os modos de julgamento dos professores? Que aluno é bem ou mal julgado e a partir de que critérios? Como opera a reprovação na avaliação e classificação dos alunos? Essas indagações foram respondidas a partir de dados colhidos de forma etnográfica em Conselhos de Classe de uma escola de ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro. O juízo professoral foi reunido em categorias construídas a partir de frases proferidas pelos agentes nos conselhos. A descrição e análise dos registros revelaram que o juízo professoral segue uma lógica de julgamento mais moral do que escolar. Nesse sentido, o diagnóstico e as soluções para as dificuldades de aprendizagem dos alunos são remetidos para fora da escola, sendo a reprovação o modo escolar legítimo de seleção dos alunos indesejáveis do ponto de vista docente.

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