Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera): uma proposta de avaliação em profundidade

Vânia Maria Vasconcelos Castro, Conceição Coutinho Melo

Resumo


O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera surge, no final da década de 1990, como uma resposta governamental à pressão de vários atores sociais que se mobilizaram pela institucionalização e ampliação da Educação do Campo. No entanto, somente em 2010, o Pronera é implementado como política pública. Desde sua criação, duas pesquisas com abordagem quantitativa foram realizadas – I e II Pesquisa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pnera) pelo Incra/Inep. Em suas análises, principalmente os resultados quantitativos dessas pesquisas são levados em consideração. Devido à importância dessa política para movimentos sociais, universidades e populações do campo, atentamos para a necessidade de realizar uma avaliação em âmbito nacional, que leve em consideração a compreensão e a interpretação dessa política junto aos sujeitos sociais envolvidos, por se tratar de uma abordagem adequada dentre as possibilidades teórico-metodológicas no campo de avaliação em políticas públicas – a Avaliação em Profundidade.

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