Avaliação de programas de inclusão digital: os cursos de formação demonitores do Acessa São Paulo e o Centro Rural de Inclusão Digital
Resumo
O propósito é discutir, sob uma perspectiva etnográfica de avaliação, a formação de monitores de dois programas de inclusão digital, em dois estados brasileiros: São Paulo e Ceará. Serão apresentados, descritos e analisados cursos de capacitação dos monitores do Programa Acessa SP e do Centro Rural de Inclusão Digital (CRID). As informações sobre o CRID foram coletadas em estudo realizado pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi possível perceber, com a análise dos dados, que a metodologia elaborada pelos idealizadores do CRID privilegiou a inserção da comunidade no laboratório, articulando tecnologia e necessidades locais. Isto evidenciou que as ferramentas tecnológicas podem ser excelentes aliadas ao fomento do desenvolvimento coletivo; diferentemente dos postos do Acessa SP que não priorizam o investimento no treinamento dos monitores, dada a diversidade dos locais onde foram implantados, tornando difícil a elaboração de projetos que atendam às demandas das co- munidades.