Múltiplas dimensões da análise de uma política pública: o caso Prime
Resumo
O objeto empírico deste trabalho foi o Programa Primeira Empresa Inovadora (PRIME), política pública de apoio ao empreendedorismo lançada pelo governo Lula em 2009. Procuramos analisar os discursos, os processos e as práticas desenvolvidas durante a implementação do Prime e suas repercussões nas trajetórias e negócios dos empreendedores beneficiados. Além da subvenção econômica, o Prime mobilizou instituições e consultorias empresariais que se envolveram diretamente no esforço de viabilizar os empreendimentos selecionados. Os procedimentos metodológicos adotados foram: a observação, a consulta documental e a entrevista com os atores participantes do Programa, no âmbito de sua implementação sob a coordenação do Parque Tecnológico da Paraíba. Os resultados da pesquisa demonstraram que a implementação do Prime foi marcada por tensões, conflitos, incongruências e rigidez, o que desnudou os erros de concepção do Programa e explica a ineficácia desse arranjo institucional desenhado para apoiar os negócios nascentes.